Repercussão

25 de outubro de 2013

por Folha de S.Paulo


Imprimir

Revista ‘Interesse Nacional’ debate ações de espionagem americanas

DE SÃO PAULO - A polêmica sobre as ações de espionagem realizadas pela Agência de Segurança Nacional dos EUA é o principal assunto da edição 23 da revista “Interesse Nacional”, correspondente aos meses de outubro a dezembro.

A revista convidou quatro especialistas para escrever sobre o tema: Salvador Raza, diretor do Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança (CeTRIS); o general Alberto Cardoso, ministro da Segurança Institucional no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002); Silvio Meira, professor titular de engenharia de software do Centro de Informática da UFPE; e Joaquim Falcão, diretor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio.

Outros três textos da edição analisam os protestos que eclodiram no país em junho –são assinados por Fábio Wanderley Reis, professor emérito da UFMG; Luiz Fernando Moncau, do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV-Rio; e Plínio de Arruda Sampaio Júnior, do Instituto de Economia da Unicamp.

Por fim, a revista traz um artigo do ex-chanceler Antonio Patriota, escrito quando ele ainda estava no cargo, que analisa o Mercosul e a integração regional. Segundo o editor da revista, o ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Antonio Barbosa, o texto de Patriota foi mantido “por refletir a posição oficial sobre o Mercosul e a Aliança do Pacífico”.

Lançada em 2008, a “Interesse Nacional” é trimestral, e seus textos podem ser lidos no site interessenacional.com

Compartilhar

email

Comentar

*Preenchimento obrigatório